Vanguart



Vanguart é uma banda de folk rock formada em Cuiabá, Mato Grosso, vencedora do prêmio MTV de melhor banda em 2012 e que começou a surgir dez anos antes, em 2002. De início, Vanguart era um projeto solo de um dos seus integrantes, Hélio Flanders, que tocava violão, teclado e cantava em seu quarto sem nenhum compromisso – até chegou a gravar alguns cds, mas que não foram de fato lançados. Seus integantes foram sendo acrescentados aos poucos, sempre dando um toque a mais nas suas músicas. Hoje, a banda conta com seis integrantes fixos: Hélio Flanders, Reginaldo Lincoln, Luiz Lazzaroto, Fernanda Kostchak, Douglas Godoy e David Dafré.

A banda possui três álbuns: Vanguart (2007), Boa parte de mim vai embora (2011) e Muito mais que o amor (2013). Cada um desses álbuns nos contam uma história, uma jornada, uma parte da vida, denominados de “diários de viagem do Vanguart”. No primeiro, é mostrado o início da jornada, a saída da cidade de Cuiabá a busca por um destino, os caminhos que se passam até a cidade de São Paulo. No segundo, nos damos de cara com algo mais maduro, entramos no quesito amor da vida. Podemos perceber que se trata de experiências, saudades e relatos daqueles que amaram e conheceram o fim. Por último, no disco lançado mais recentemente, como diz o título “Muito mais que o amor”, encontramos o além. O além da dor, do fim. É como um seguir em frente.

Vanguart é amor. Suas músicas transmitem os mais diversos sentimentos a quem ouve. Com seu último álbum lançado, eles revelam forte presença musical. São músicas de estrada, apaixonantes, por vezes melancólicas, mas conquistadoras. Há uma sinceridade sem igual. Claro, não posso garantir que irão conquistar a todos logo de cara, mas, acredite, em algum momento eles irão.

Infelizmente, eu não vejo Vanguart ter todo o reconhecimento de público que deveria, porque, pelo menos para mim, é uma das melhores bandas nacionais de hoje. Eles são nada mais nada menos que o rock rural brasileiro mesclado com um romantismo urbano e, com certeza, prometem ser uma grande marca no cenário musical do país.


Para finalizar, deixo o último single da banda, "Meu sol", do álbum "Muito mais que o amor":



Fonte da imagem: Suplemento Cultural.

0 comments:

Postar um comentário